A flexibilidade é um dos maiores desafios na Autogestão. É muito difícil saber onde termina a flexibilidade e inicia a teimosia ou insistência. O gestor deve ser persistente e não desistir diante dos obstáculos, porém é necessário saber os limites e também perceber a realidade dos outros, o contexto.
O desafio da flexibilidade está na percepção constante no aspecto da comunicação: nem tudo é verdade absoluta e há outras realidades. Quando conseguimos desenvolver a flexibilidade, ouvimos mais e temos mais tolerância para analisar os fatos. Ou seja, damos tempo ao tempo para analisar as diversas versões e somente após aprofundar a análise, podemos nos posicionar.
Mesmo assim, o gestor inteligente e flexível, deixa um espaço aberto para continuar depois a análise do assunto, especialmente quando há espaço para melhorias. Não há um determinismo e imposição do seu modo de pensar. O exercício do livre arbítrio talvez seja uma alternativa interessante para dar liberdade às pessoas para questionarem.
A falta do questionamento é o grande inibidor do desenvolvimento do senso crítico, o que permite avaliar o ponto de vista dos outros e sob diversos ângulos. Portanto, o gestor inteligente não direciona e determina, mas se qualifica nas autorreflexões e autoquestionamentos para definir a sua linha de ação.
A flexibilidade para ouvir, responder, avaliar e reconhecer que não sabe tudo, é atitude inteligente para aprender com todos e qualificar a sua manifestação. É uma linha tênue. Exige muito exercício para não ultrapassar os limites e também não deixar de agir.
É a lição do bambu: Quanto mais se desenvolve, quanto mais alto, mais flexibilidade para se dobrar alcançando um raio de ação cada vez maior. O bambu se curva, mas não se dobra. Em analogia pode-se refletir. Quando se curva é questão de respeito e abertura para ampliar ainda mais o conhecimento. Quando não se dobra é questão de firmeza, evitando a submissão, mas também sem querer transmitir a arrogância. E você, já parou para pensar no grau de flexibilidade na sua gestão?
MsC Adelino Denk
CRA 1766