Evolução do empreendedorismo
Empreendedorismo

#1 Evolução

Por carol - 28 junho 2022

Ser empreendedor é o desejo de muitas pessoas, porém diante do cenário cada vez mais competitivo, passa a ser desafio ainda maior para desenvolver o negócio próprio com sucesso.

O termo empreender procede do idioma latim, imprehendere ou impraehendere, “tentar executar uma tarefa”. As palavras empreender e empreendedor surgiram no séc. XVI, porém sem grande repercussão. Em 1828 a palavra ressurgiu para designar o administrador ou produtor teatral.

No séc. XIX, o economista francês J.B.Say (1767-1832) através da sua visão inovadora para a época, difundiu e propagou o termo empreendedor, sustentando a tese de “a principal questão no universo empresarial não serem os fatores de produção, mas sim o próprio empreendedor, capaz de aumentar a produção e criar maior riqueza nas organizações”. Contrariou assim as ideias de Adam Smith (1723-1790) das quais era seguidor, conforme afirma Drucker.

Segundo Schumpeter, “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais”. Conforme Chiavenato o empreendedorismo é inovação através da “prática de criar novos negócios ou revitalizar negócios já existentes”.

Outra acepção liga empreendedorismo as ideias (Biagio), ou seja, “executar, pôr em prática ou levar adiante uma ideia, com a intenção de atingir objetivos e resultados”. Há ainda a definição de Kirzner identificando o empreendedor como aquele que cria o equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.

Assim, há a necessidade de os empreendedores serem cada vez mais criativos, com caraterísticas diferenciadas para a obtenção do sucesso. Estas características serão analisadas nos próximos artigos:

a) Ser visionário;

b) Tomar decisões;

c) Fazer a diferença;

d) Explorar as oportunidades;

e) Ser dinâmico;

f) Ser dedicado;

g) Ser otimista;

h) Ser independente;

i) Ser líder e formador de equipes;

j) Ter boa rede de relacionamentos;

l) Efetuar planejamento;

m) Ampliar conhecimentos;

n) Assumir riscos calculados;

o) Criar valor para a sociedade.

E você, faz a diferença onde atua?

Empreendedor Transforma Ideias Em Resultados.

MSc Adelino Denk

CRA 1766

Compartilhe:

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments