Empreendedorismo

#3 O Processo Empreendedor

Por carol - 13 julho 2022

Tanto se fala em empreendedorismo, no entanto, para muitos gestores ou até mesmo empreendedores, passam despercebidos algumas etapas importantes do processo empreendedor.

Afinal, quais aspectos não podem ser deixados de lado? O processo inicia-se quando alguns eventos possibilitam o início do novo negócio. Porém, nem sempre há o planejamento adequado e, sim, a ocorrência de fatores diversos que propiciam o surgimento e o crescimento da nova empresa. Se não há planejamento, muito menos autorreflexões quanto à viabilidade das ideias. Neste momento ocorrem as maiores falhas, por meio do improviso e processo de tentativa e erro para colocar em funcionamento.

No entanto, vamos antes analisar os principais fatores influenciadores do processo inovador descritos na sequência:

a) Fatores pessoais: o empreendedor busca a realização pessoal, deseja assumir riscos, cultivar valores pessoais, utilizar a experiência e o conhecimento em determinado assunto, ou mesmo, pensa em novo negócio pela insatisfação com o trabalho atual ou por ter sido demitido (empreende por falta de outra opção);

b) Fatores sociológicos: o empreendedor possui networking, influência dos pais ou da família, e tem referência em outras pessoas de sucesso;

c) Fatores organizacionais: o empreendedor identifica que já equipe de profissionais para o projeto, estratégias diferenciadas como oportunidade de crescimento, produtos ou serviços diferenciados, ou compreende as necessidades da cultura local ou regional;

d) Fatores ambientais: o empreendedor percebe que há oportunidades a serem exploradas, possui criatividade para as novas explorações, existem recursos para o desenvolvimento, apoio de incubadoras ou habitats de inovação, identifica políticas públicas de estímulo, clientes, fornecedores e investidores.

Assim, todo o processo empreendedor tem como semente a inovação, especialmente a inovação de base tecnológica. E onde está a grande falha de muitos empreendimentos? Pensar (refletir um pouco mais) antes de planejar e investir no projeto. O desenvolvimento econômico e a sustentabilidade social dependem de 4 fatores críticos para o sucesso dos negócios, a saber:

  1. Talento empreendedor: pessoas especiais que fazem acontecer, por meio da percepção e dedicação ao trabalho criativo e diferenciado.
  • Tecnologia e ideias inovadoras: o talento das pessoas somada a tecnologia com ideias viáveis, possibilita o desenvolvimento da inovação.
  • Capital e recursos: o combustível necessário para tirar as ideias do papel e desenvolver o negócio com o retorno necessário.
  • Conhecimento – know how: a habilidade necessária para efetuar a convergência no ambiente do negócio entre o talento, a tecnologia e o capital.

Em síntese, as ideias necessitam ser transformadas em projetos viáveis e aceitos pelo mercado. A criatividade é essencial no desenvolvimento inovador, porém se não houver a combinação de ideias viáveis com resultados para o novo negócio, a inovação não passa de invenção sem utilização prática na sociedade.

MSc Adelino Denk

CRA 1766

Compartilhe:

Comentários

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários