Autogestão

#2 Fazer mais do que é solicitado

Por carol - 18 maio 2022

A série Desafios da Autogestão visa trazer dicas do dia a dia para a qualificação da autogestão inteligente. Todo Gestor na busca de resultados pode fazer mais do que é solicitado. É comum no dia a dia das organizações os gestores fazerem o tradicional e apenas atenderem o solicitado, ou ainda, apenas darem as respostas suficientes para os questionamentos apresentados.

Muitas vezes, são gestores preocupados com a manutenção do status e executam as tarefas, visando agradar. Muitos profissionais quando cobrados, reagem com afirmações comuns para justificar o que foi solicitado:

  1. “Eu fiz a minha parte”;
  2. “Esta parte não é minha responsabilidade”,
  3. “Deixa comigo, depois eu vejo”, etc.

Especialmente nesta última afirmação, muitos assumem a responsabilidade com alguém, passa o tempo e nada acontece. No entanto, considerando a dinâmica e a complexidade do processo de gestão, é inviável acompanhar todas as atividades e determinar o tempo todo o que deve ser feito. Especialmente conferir prazos e verificar se as ações definidas foram executadas.

Assim, assumir a autorresponsabilidade da autogestão dos processos é fundamental, ou seja, entregar o que foi previamente acordado sem a necessidade da cobrança. O autogestor se envolve com o objetivo da organização, compreendendo a visão e a missão e, assim, identifica as atividades necessárias para alcançar os resultados. Ou seja, fazer mais e não apenas o que foi solicitado.

Assumir o compromisso em dar retorno ou feedback sobre os resultados, sejam eles positivos ou negativos, é um dos principais desafios dos gestores. Um grande exemplo pode ser obtido no esporte. Atletas de alto rendimento e com os melhores resultados, sempre fazem treinamentos adicionais para serem excepcionais e fazer a diferença.

Quanto maior o autoconhecimento do gestor, maiores as possibilidades para identificar onde necessita aprofundar o aprendizado ou promover as mudanças necessárias. Quem se esforça mais, independente de solicitação, evoluiu mais.

As organizações estão necessitando de profissionais com interesse na autoqualificação e investimentos no processo da melhoria contínua. Ao demonstrar iniciativa, há mais oportunidades no desenvolvimento das competências e entregar cada vez mais resultados.

Qualifiquemos nossas atitudes.

MsC Adelino Denk

CRA 1766

Compartilhe:

Comentários

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários