As mídias digitais estão em crescimento exponencial e os empreendedores não podem mais desconsiderá-las nas suas estratégias de estruturação de novos negócios e no desenvolvimento das empresas atuais. O mercado virtual e os negócios on line são partes integrantes do negócio e não apenas um departamento ou setor. Assim, é necessário a reinvenção nos modelos de negócios, exigindo dos empreendedores visão diferenciada na elaboração de estratégias integradas com a internet.
Há negócios surgindo e desaparecendo muito rapidamente em função da inovação por meio da internet. Muitas vezes a solução oferecida não é muito diferente das empresas tradicionais existentes no mercado, porém a maneira como o produto ou serviço é comercializado e a interação contínua através de redes sociais e outros mecanismos virtuais, cria um novo espaço e consequentemente diminui o espaço de mercado para quem ainda permanece nos canais tradicionais.
Estamos vivendo numa economia cada vez mais virtualizada com sistemas inteligentes sem a necessidade de contato entre as pessoas, pelo menos no primeiro momento. O internauta pesquisa, compara, analisa e define qual solução melhor lhe atende. O próprio cliente efetua o pagamento e também já é possível efetuar compras no ponto de ônibus ou metrô e enquanto a pessoa se desloca, o supermercado, por exemplo, entrega a compra na residência.
A tecnologia online permite otimizar os processos e executar tarefas simultaneamente, modificando o modo de viver e consumir. Cada vez mais necessitamos nos alinhar aos métodos ágeis de gestão e tomada de decisão, visando acompanhar as transformações. A internet das coisas está se tornando comum e através das tecnologias embarcadas nos eletrodomésticos e móveis, é possível programá-los, por exemplo, para efetuar compras, enquanto estamos ausentes do lar.
A mobilidade é o grande diferencial, pois podemos efetuar aquisições, divulgações ou vendas a partir do acesso as informações via celular, a qualquer momento. Em síntese, as operações dos negócios podem ser feitos 24 horas por dia. O sistema “big data” acumula informações estratégicas sobre consumo, influenciando na tomada de decisão de produtores e consumidores.
Os drones, interligados a sistemas inteligentes, podem realizar pequenas entregas nos domicílios, dispensando serviços de entrega tradicionais que envolvem pessoas. As tecnologias avançam para a logística cada vez mais eficiente e inteligente, com perspectivas de deslocamentos das pessoas por meio de drones, espécie de carros voadores. Isso tudo está conectado para definir rotas e acompanhar informações online.
Parece assustador, porém as transformações tecnológicas sempre são rupturas para melhorar as coisas e viabilizar a aceleração da evolução. Com certeza houve choques de mudança da carroça para o carro, da máquina de escrever para o computador (citando apenas 2 exemplos) e todos, ao longo do tempo, foram se adaptando e aqui estamos. Dessa forma, os novos ciclos de disrupção tecnológica também irão gerar desconfortos, no entanto, com impacto muito maior aos resistentes. Estes talvez não sobrevivam, pois enquanto outros colhem resultados na nova “onda”, a estagnação e a desconfiança, podem levar à perdas irreversíveis. Em síntese, aceitemos em definitivo a inseparabilidade da internet no mundo dos negócios.
MSc Adelino Denk
CRA 1766