Criatividade
Empreendedorismo

#5 Criatividade

Por carol - 16 agosto 2022

A criatividade é a base do empreendedor inovador que deseja sucesso e assim a experiência na atividade a ser explorada é de fundamental importância. Sem o conhecimento detalhado do funcionamento do mercado, da concorrência e das expectativas dos clientes, corre-se o risco de desperdiçar a energia nas novas ideias.

A fim de estimular a criatividade e viabilizar a análise posterior das ideias criativas com potencial, a ferramenta ideal é o brainstorming (tempestade de ideias). A técnica permite a geração de ideias livremente sem a análise crítica inicial. A criatividade é estimulada, pois não há restrições a cada ideia levantada, por mais absurda que pareça, pois através da ideia “aparentemente absurda”, pode ocorrer o insight para novas ideias. E dentre todas as ideias levantadas pode surgir a inovação, gerada pela associação das diversas ideias geradas. Uma ideia estimula outra ideia e somente ao final do processo é efetuada a análise crítica quanto a lógica e a viabilidade.

A criatividade exige liberdade de pensamento e pensar diferente (fora da caixa), fora dos parâmetros tradicionais ou conhecidos. Novos negócios surgem de novas formas de entregar soluções aos clientes, embora o produto possa ser o mesmo.

Além desta metodologia, o empreendedor ainda pode ficar atento e efetuar a pesquisa sistemática através de outros meios:

a) Conversar com pessoas experientes sobre os mais variados temas, podendo identificar ideias inovadoras para determinados nichos de mercado;

b) Pesquisar novas patentes e licenciamento de produtos, nas áreas pretendidas;

c) Ficar atento aos acontecimentos da sua região e ao comportamento das pessoas, visando identificar novas tendências;

d) Visitar universidades, institutos de pesquisa, feiras de negócios e tecnológicas, empresas, etc;

e) Participar de congressos, conferências, palestras e eventos de entidades de classe e associações.

Identificadas às ideias, o empreendedor deve organizar e selecionar as melhores ideias, por meio de análises mais específicas, avaliação das tendências e incluindo o feeling, a intuição pessoal para chegar as melhores conclusões.

Inicia-se então, o processo de aprofundamento da avaliação das oportunidades considerando diversos aspectos para identificar e selecionar a melhor solução. Assim, a criatividade não é apenas inspiração e geração de ideias. Exige análise e pesquisas complementares para transformar ideias em soluções inovadores aplicáveis no mercado e com a geração de resultados.

MSc Adelino Denk

CRA 1766

Compartilhe:

Comentários

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários