Não gastar mais do que se ganha
Autogestão

#4 Não gastar mais do que se ganha

Por carol - 1 junho 2022

O lema é antigo, porém muitas dificuldades surgem quando a despesa é maior que a receita. Muitos gestores gastam mais do que ganham sistematicamente e acabam entrando em dificuldades financeiras cada vez maiores. Os recursos são desperdiçados com juros, multas e a falta de controle impede investimentos quando as oportunidades surgem.

O ideal é que uma parcela da receita pudesse ser poupada para investimentos no futuro, evitando a transferência de parte da sua renda para o sistema financeiro. Isso não quer dizer que não se deva fazer empréstimos, viável somente quando o retorno do investimento é maior.

Na empresa familiar temos o mesmo cenário. Os custos e as despesas não podem ser maiores que a receita. E, neste sentido, as retiradas dos sócios da família precisam ser controladas, evitando a distribuição antecipada dos lucros para suprir objetivos pessoais. É necessário definir com antecedência o valor do pró-labore (a remuneração pelo trabalho do gestor) para evitar o comprometimento do caixa da empresa.

A distribuição de resultados, se houverem, devem seguir regras previamente definidas sem o comprometimento do caixa da empresa. A parcela do lucro mensal deve ser poupada para viabilizar novos investimentos e a remuneração dos investidores. Assim, é desafio do gestor monitorar constantemente os gastos para evitar desequilíbrios nas contas.

A empresa que gasta mais do que ganha, aumentando o seu endividamento, pode se fragilizar nos períodos de baixa no mercado em função de crise econômica ou variações cíclicas que ocorrem de tempos em tempos. O endividamento gerado em projetos que possuem viabilidade econômica e financeira não está no foco da análise, mas sim, o desperdício e a falta de controle e planejamento.

Este processo, embora pareça simples e óbvio, exige muita disciplina e posicionamento do gestor, além dos controles, pois mesmo ciente do desequilíbrio, muitos gestores não analisam as verdadeiras causas das divergências que ocorrem entre o previsto e o realizado.

Assim, todas as decisões do gestor em relação ao financeiro, necessitam de transparência e registros adequados, visando à manutenção e continuidade do empreendimento, evitando colocar interesses pessoais acima dos interesses do negócio.  

MsC Adelino Denk

CRA 1766

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