Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso em relação ao negócio sem planejamento. Assim, é de fundamental importância desenvolver um plano estratégico para minimizar erros.
Os empreendedores precisam planejar ações, utilizando o plano estratégico como ferramenta de gestão, especialmente no monitoramento dos indicadores para saber se a direção está correta. O plano estratégico não pode ser apenas instrumento para captação de recursos nos projetos com informações genéricas e estimativas.
Há a necessidade de estudos e pesquisas em todos os projetos, pois na maioria dos levantamentos a falta de experiência e conhecimento do ramo do negócio levam empreendimentos ao fracasso. Somam-se as atitudes erradas e gerenciamento inadequado, além da falta de dinheiro e localização incorreta, como as maiores armadilhas para o fracasso. Basicamente são falhas de gestão do negócio que impedem o sucesso.
Os empreendedores devem investir em capacitação gerencial contínua e se auto-avaliar constantemente, visando compreender os gargalos para avançar. O planejamento é atitude do próprio empreendedor e ferramenta indispensável para aferir ações e avaliar o grau de maturidade do projeto. Empreendedores que investem mais em planejamento evitam desperdícios de recursos e ampliam a viabilidade, minimizando o risco. Porém, é necessário planejar com dados reais e informações consistentes, evitando modelos predeterminados incompletos.
O plano estratégico deve ser uma ferramenta dinâmica, com revisões periódicas, pois o mercado, as pessoas e a tecnologia também mudam, exigindo processo cíclico de planejamento. Inclui aspectos financeiros, mercadológicos, operacionais e competências necessárias, especificando objetivamente em que negócio se está, o que se vende e qual o mercado ou público alvo.
Os principais objetivos do plano estratégico são:
a) estabelecer diretrizes para o negócio;
b) gerenciar eficazmente com tomadas de decisões precisas;
c) identificar oportunidades;
d) monitorar as ações e efetuar ajustes.
O maior desafio é o ato de escrever e planejar, pois exige disciplina, organização e pensar antes de agir. Portanto, desenvolver a autogestão para compreender melhor a si mesmo é a principal estratégia para o estabelecimento do plano estratégico assertivo. Saber quais são os seus gargalos é de fundamental importância para viabilizar a participação equilibrada de todos com os seus incômodos e perspectivas de solução.
Pensemos antes de planejar.
MSc Adelino Denk
CRA 1766