Sucessão Familiar Descomplicada

#25 A relação gestor-professor: exemplo de ensino e aprendizagem nas organizações

Por carol - 15 outubro 2024

Por mais de 22 anos atuando enquanto professor, percebi a importância e responsabilidade do Professor na vida das pessoas e o papel na sociedade dos futuros administradores.

Celebrando o dia do Professor, resolvi fazer a correlação dos gestores com a nobre missão de despertar o autoconhecimento e a busca das informações para o desempenho profissional.

No cenário atual, onde as mudanças são constantes e a inovação é uma necessidade, o papel do gestor nas organizações transcende as funções tradicionais de administração e controle. A figura do gestor se aproxima cada vez mais ao do papel de professor, não apenas na capacidade de ensinar, mas também em ser exemplo de aprendizagem contínua e adaptabilidade.

O gestor como professor

O gestor, assim como o professor, desempenha papel fundamental na construção do conhecimento dentro das organizações. Ele é responsável por coordenar equipes, desenvolver habilidades, transmitir valores e moldar a cultura organizacional. A semelhança com o professor reside na capacidade de ensinar de maneira prática, por meio de suas ações, decisões e, sobretudo, pela maneira de gerenciar os desafios diários. Ao adotar postura de educador, o gestor não apenas capacita os colaboradores tecnicamente, mas também contribui para o desenvolvimento de competências comportamentais, como relacionamento interpessoal, empatia e resiliência.

A gestão, assim como o ensino, exige paciência, clareza de objetivos e a habilidade de engajar. Um bom gestor-professor não apenas distribui tarefas, mas orienta, mentoriza e desafia a equipe em pensar de forma crítica e a buscar soluções inovadoras. Nesse sentido, ele se torna um facilitador do aprendizado organizacional.

O professor enquanto facilitador

Por outro lado, o professor, no papel de educador, também serve de exemplo que pode ser replicado nas organizações. Professores bem-sucedidos cultivam ambientes de confiança, incentivam o debate e a troca de ideias, e promovem um aprendizado colaborativo. Assim como o gestor, o professor precisa ser flexível, adaptar-se às necessidades dos aprendizes (ou colaboradores, no caso do gestor), e estar sempre atualizado com as melhores práticas de ensino (ou gestão).

O professor também é exemplo de como a aprendizagem é um processo contínuo, algo que gestores devem internalizar. O conceito de aprendizagem ao longo da vida é igualmente relevante no mundo dos negócios. Gestores que se veem como aprendizes, além de professores, são aqueles que administram com mais eficácia, pois estão abertos a novas ideias, tecnologias e abordagens. É a prática do lifelong learning.

Novas aprendizagens nas organizações: o papel conjunto

A intersecção entre as funções do gestor e do professor é, portanto, um caminho natural para o desenvolvimento de novas aprendizagens nas organizações. Em um ambiente onde o conhecimento é o ativo mais valioso, os gestores que adotam práticas de ensino e aprendizagem têm mais sucesso em inspirar inovação e crescimento. Isso se reflete, por exemplo, na adoção de metodologias de aprendizagem ativa nas empresas, como a gamificação, workshops colaborativos e programas de mentoria.

Os gestores que ensinam por meio do exemplo e que incentivam o aprendizado contínuo criam culturas organizacionais mais saudáveis e produtivas. Eles compreendem que o desenvolvimento dos colaboradores não é apenas uma questão de treinamento técnico, mas de promover uma mentalidade de crescimento, na qual a curiosidade e a busca por novas soluções são constantes.

A relação entre o gestor e o professor vai além de simples metáforas. Ambos têm um papel muito importante no desenvolvimento de indivíduos e na construção de ambiente propício para a aprendizagem. No contexto organizacional, o gestor que assume essa postura educadora, não apenas dissemina conhecimento, mas também cria espaço para a inovação, a criatividade e o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim como os melhores professores, os melhores gestores são aqueles que continuam aprendendo, adaptando-se e sendo exemplo.

Quem ensina, aprende.

#SucessãoEmpresarial #EmpresasFamiliares #Gestor-Professor #AprendizagemOrganizacional #GestãodeExcelência

Se inscreva no Linkedin e acompanhe outros temas relevantes sobre sucessão familiar descomplicada.

Compartilhe:

Comentários

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários