Autogestão Descomplicada

#19 Comunicação Assertiva – Habilidades para a gestão transparente e eficaz

Por carol - 13 fevereiro 2024

Na atuação diária tenho identificado diversas dificuldades na gestão dos negócios, quanto a comunicação objetiva e transparente para o melhor encaminhamento dos mais variados assuntos e soluções de problemas no dia a dia.

Ganhos. A comunicação assertiva é fundamental para a gestão transparente nos negócios, pois possibilita estabelecer bases sólidas no relacionamento das equipes, promover a cultura da transparência, colaboração, respeito e confiança. Assim como outras habilidades podem ser desenvolvidas, a comunicação assertiva também pode ser lapidada pelos gestores interessados. Os principais ganhos com a assertividade na comunicação, podem ser sintetizados nestes 3 aspectos: 1) clareza: garante que todos os envolvidos estejam na mesma página, evitando mal-entendidos e conflitos; 2) concisão: mensagens concisas e objetivas economizam tempo e aumentam a produtividade; 3) respeito: a comunicação assertiva promove o respeito mútuo entre gestores e equipes, criando ambiente mais positivo.

Transparência. A transparência é essencial para construir confiança entre os stakeholders da empresa, como colaboradores, clientes, investidores e fornecedores. Diante da cultura de jeitinhos e manipulações ainda presente nas organizações, a verdade é princípio fundamental para uma gestão com ética.

Impactos. Dessa forma, a comunicação assertiva e transparente gera impactos positivos e eficácia na gestão. Dentre os principais impactos, destaca-se:

  1. Alinhamento. A comunicação assertiva viabiliza que os gestores transmitam seus objetivos de forma clara e direta. Ajuda a alinhar as metas da equipe com os objetivos da organização, garantindo que todos trabalhem em harmonia na direção certa.
  2. Motivação. Gestores que se comunicam de forma objetiva demonstram interesse sincero no desenvolvimento e sucesso de sua equipe. Fornecem feedback construtivo, reconhecem conquistas e oferecem suporte quando necessário. Isso motiva os membros da equipe a se esforçarem mais, aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho.
  3. Conflitos. Gestores que são capazes de expressar seus pontos de vista de modo respeitoso e ouvir atentamente as opiniões dos outros são mais propensos a encontrar soluções positivas e construtivas para os problemas. Isso ajuda a manter um ambiente de trabalho harmonioso e evita que conflitos se ampliem.
  4. Confiança. A comunicação assertiva cria um ambiente de confiança entre gestores e membros da equipe. Quando há transparência nas comunicações, informações relevantes são compartilhadas de modo honesto e se conquista um relacionamento baseado na confiança. Isso gera maior comprometimento por parte da equipe.
  5. Eficácia. A comunicação assertiva possibilita que os gestores sejam mais eficazes em seu papel. Ao transmitir suas expectativas com clareza, fornecer feedback construtivo e envolver a equipe em decisões importantes, os gestores estabelecem uma base sólida para alcançar resultados positivos. Isso promove um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo.

Benefícios. Portanto, os principiais benefícios da comunicação assertiva para a gestão com transparência, são: a) melhoria da tomada de decisões, pois garanteque todos os envolvidos tenham acesso às informações necessárias; b) aumento da confiança por meio da transparência; c) melhoria no relacionamento com os clientes, com a construção de relacionamentos mais fortes; d) facilita o engajamento maior dos colaboradores, pois se sentem informados e ouvidos.

Implementação. Na implementação da comunicação assertiva na busca da gestão eficaz e transparente, as principais atitudes a serem adotadas, são:

  1. Objetividade. Evite rodeios e vá direto ao ponto.
  2. Acessibilidade. Evite jargões técnicos e termos que o público não entende.
  3. Honestidade. Diga a verdade, mesmo quando for difícil.
  4. Respeito. Trate todos os envolvidos com respeito, mesmo quando você discordar deles.
  5. Escuta ativa. Preste atenção ao que os outros estão dizendo e faça perguntas para esclarecer suas dúvidas.
  6. Empatia. Coloque-se no lugar dos outros para compreender seus sentimentos e perspectivas. A conexão será mais profunda com sua equipe, promovendo um ambiente colaborativo e respeitoso.

Confiança. A comunicação assertiva é uma ferramenta poderosa para promover a transparência nos negócios. Ao se comunicar de forma clara, concisa, honesta e respeitosa, os gestores podem criar um ambiente de confiança e colaboração, que é essencial para o sucesso da empresa.

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MsC Adelino Denk

CRA 1766

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