Considerando a mente intuitiva (percepções) e mente analítica (informações) e a necessidade de mudanças diante das transformações cada vez mais aceleradas, é necessário ressignificar conceitos e atitudes. Tudo evolui constantemente. Já dizia Heráclito (501 a.C.) “nada é permanente, exceto a mudança”.
Reavaliação. Nesta perspectiva, os gestores na busca da qualificação da autogestão devem avaliar e reavaliar constantemente as decisões e ações, com ressignificação das ideias e pensamentos. Estar aberto às mudanças é uma das principais virtudes para identificar quais os redirecionamentos necessários nos negócios ou projetos de vida, na busca de maior alinhamento ao propósito ou objetivos.
Enfrentamento. Muitas vezes, o gestor está em desvio ou desalinhado com dificuldades operacionais e emocionais, porém não enfrenta as situações com realismo e implementando as mudanças necessárias, ou seja, ressignificando as ideias e pensamentos e, por consequência, de novas atitudes.
Ressignificação. A autogestão é a capacidade de gerenciar a própria vida e a carreira de modo autônomo e responsável. É habilidade essencial para o sucesso em qualquer projeto, pois permite ao gestor assumir o controle das situações. É mais eficaz nesse processo, quando há predisposição e maior agilidade em promover as mudanças necessárias, com ressignificação das ideias, especialmente nas questões emocionais, maior gargalo para melhor performance.
Qualificação. Assim, a ressignificação de ideias e pensamentos é um processo fundamental para a qualificação da autogestão. Quando os gestores são capazes de ressignificar ideias e pensamentos, passam a ter uma visão mais positiva e construtiva. Isso permite superar desafios, enfrentar adversidades e alcançar objetivos.
Técnicas. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para a ressignificação de ideias e pensamentos. Algumas delas são:
Autodesenvolvimento. A ressignificação de ideias e pensamentos requer prática e dedicação. No entanto, é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer gestor. Todos somos capazes de promover transformações. No entanto, é necessário vontade, dedicação e disciplina para estabelecer novos patamares de desempenho. Na sequência, 3 exemplos inspiradores para ressignificar ideias e pensamentos e qualificar a autogestão:
A ressignificação de ideias e pensamentos é uma ferramenta poderosa que pode ajudar gestores a melhorar sua autogestão e alcançar seus objetivos.
Questionamento: E Você, está aberto para ressignificar e mudar?
Se inscreva também no canal Adelino Denk no Youtube e acompanhe outros temas relevantes sobre autogestão inteligente.
MsC Adelino Denk
CRA 1766