DESAFIOS 2024
Autogestão Descomplicada

#14 DESAFIOS 2024

Por carol - 9 janeiro 2024

É habitual pensarmos nos principais desafios no início do ano, na perspectiva da melhoria contínua e na definição de metas e objetivos. Este é o desafio pessoal e que deve ser avaliado, considerando o contexto particular. Porém, os principais desafios para 2024, relacionados ao âmbito profissional, devem ser levados em conta para o desenvolvimento qualificado.

Desafios. O mundo do trabalho está em constante mudança, e os profissionais que desejam se destacar precisam estar preparados para os desafios que virão. Os principais desafios profissionais incluem aspectos internos, as chamadas soft skills, especificamente na qualificação da autogestão para o alcance do desempenho necessário. Há diversos desafios para serem analisados, no entanto, destaca-se 4 itens de atenção para 2024:

  1. Aceleração da transformação digital

A transformação digital está mudando a forma como as empresas operam, e isso também está impactando o mercado de trabalho. Os profissionais que desejam permanecer relevantes precisam desenvolver habilidades digitais, como pensamento analítico, resolução de problemas e a criatividade.

  1. Escassez de talentos

A escassez de talentos é um desafio crescente para as empresas em todo o mundo. Isso significa que os profissionais que possuem as habilidades e experiências necessárias terão mais oportunidades de trabalho e melhores remunerações. O desafio está em criar ambientes de maior liberdade para o desenvolvimento da criatividade e maior autonomia na tomada decisões. Neste aspecto, a dosificação entre a orientação e acompanhamento em relação ao “deixe fazer” é de fundamental importância, pois o grau de maturidade é determinante na busca dos resultados. É necessário pensar como ampliar a maturidade dos profissionais.

  1. Mudança no perfil profissional

O perfil dos profissionais está mudando, e as empresas precisam se adaptar a essa mudança. Se por um lado há escassez de talentos, por outro lado, os profissionais mais capacitados estão cada vez mais exigentes em relação ao seu ambiente de trabalho, e buscam empresas que ofereçam benefícios como flexibilidade, bem-estar e propósito. Gestores devem estar atentos a cultura existente na organização e como fazer ajustes contínuos para o alinhamento com o propósito.

  1. Necessidade de constante aprendizado e desenvolvimento

O mundo do trabalho está se tornando cada vez mais dinâmico, e os profissionais precisam estar preparados para aprender e se adaptar às mudanças. Isso significa investir em desenvolvimento pessoal e profissional, participando de cursos, treinamentos e workshops. Uma das estratégias inteligentes é o investimento na qualificação em autogestão, pois quanto maior a capacidade de gerenciamento de si mesmo, maior será o desempenho e a contribuição no alcance dos objetivos organizacionais.

Para superar os desafios profissionais, destaca-se as 3 principais habilidades e competências, a serem desenvolvidas em 2024, citando 3 aspectos a serem enfatizados, dentre outros:

Habilidades digitais. Novas tecnologias, marketing digital, inteligência artificial.

Habilidades comportamentais. Comunicação, colaboração, inteligência emocional.

Habilidades de aprendizagem e adaptação. Autoconhecimento, novas ideias, flexibilidade.

Autorreflexão. Os desafios profissionais para 2024 podem ser complexos e desafiadores, mas também oferecem oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Vamos tirar um tempo para aprofundar as autorreflexões, pois muitas vezes, pensamos já saber sobre o que deve ser feito, quais são as tendências, pois na era da comunicação praticamente todos falam disso. No entanto, na maioria das vezes, por serem temas já conhecidos ou até óbvios, o profissional banaliza o assunto e não valoriza a temática o suficiente. Ou seja, se sabe na teoria, porém na prática, os temas relacionados às mudanças pessoais, autorreflexão, autoconhecimento, dentre outros, ainda fica em segundo plano na pauta das melhorias necessárias.

Questionamento: E você, qual o legado deseja deixar até o final de 2024? Está preparado para os desafios, ou necessita investir mais no seu principal capital (o conhecimento e o autoconhecimento)?

Se inscreva também no canal Adelino Denk no Youtube e acompanhe outros temas relevantes sobre gestão inteligente.

MsC Adelino Denk

CRA 1766

Compartilhe:

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments